Reduzida eficiência energética pode aumentar a queima de calorias

​O "modo economia de energia" do corpo, desenvolvido como uma proteção evolutiva contra a fome, pode ser um enorme obstáculo para a perda de peso. Pesquisadores norte-americanos descobriram um modo de driblar potencialmente este mecanismo. Os achados foram publicados na revista "Molecular Therapy".

 

A equipe do estudo da Universidade de Iowa se baseou em uma pesquisa anterior, a qual determinou que o canal de potássio sensível à proteína ATP (KATP) é um modulador poderoso de eficiência energética no músculo esquelético. O mecanismo evolutivo aumenta a eficiência energética do metabolismo humano quando há uma redução nas calorias consumidas, e a perda de peso não acontece. Mas até agora a atividade da KATP não podia ser alterada para diminuir a eficiência energética e queimar mais calorias sem efeitos colaterais significativos.

 

No estudo, os pesquisadores inventaram uma solução relativamente simples. Eles fizeram um composto chamado de vivo-morfolino, que suprime a produção de KATP. Injetando esse composto nos músculos da coxa de camundongos, produziu-se uma perda local de proteína, a qual não afetou a proteína de outros órgãos ou mesmo dos músculos esqueléticos próximos. O estudo mostrou que os músculos que foram injetados queimaram mais calorias do que os músculos não tratados sem afetar de maneira significativa a capacidade do músculo de tolerar o exercício.

 

"Já que uma abordagem dessas não substitui a necessidade de uma dieta saudável ou de exercício, ela pode iniciar o processo de perda de peso superando o difícil início imposto por nossa fisiologia eficiente em energia", disse a co-autora Denice Hodgson-Zingman. Pessoas tentando perder peso se beneficiariam desta abordagem em suas atividades diárias, assim como nas atividades esportivas menos intensas, o que é especialmente importante para pessoas obesas que não são capazes de realizar um treinamento mais extenuante.

 

 

Referências: Molecular Therapy  (abstract)

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Magnésio em creme - uma alternativa viável

May 8, 2017

1/3
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square