• Dr. Tiago O. Fontanive, BMD

Tratamento com laser bem sucedido nas cicatrizes anormais

De acordo com uma meta-análise, a tecnologia a laser é eficaz no tratamento de cicatrizes anormais. Foi obtido sucesso principalmente no tratamento das cicatrizes hipertróficas, relatam os pesquisadores na revista científica "Plastic and Reconstructive Surgery".


Cientistas do Shanghai Ninth People's Hospital, analisaram 28 estudos que incluíram 900 pacientes. A maioria dos trabalhos teve como foco cicatrizes hipertróficas, três se concentraram em queloides.


Os estudos mostraram um índice de sucesso de 70% para o tratamento com laser nos dois tipos de cicatrizes. Índices de eficácia semelhantes também foram medidos para a prevenção de cicatrizes anormais – com o tratamento de cicatrizes com menos de um mês.


Dois terços dos estudos usaram lasers dye-pulsados de 585/595 nm (PDL). Intervalos de tratamento de cinco ou seis semanas foram os melhores. Além disso, foram obtidos melhores resultados em pacientes com pele clara, comparados aos indivíduos com pele escura.


Embora os resultados proporcionem respaldo claro ao uso de laser dye pulsado (PDL) 585/595 nm em pacientes com a pele clara, a eficácia em indivíduos de pele escura deve ser pesquisada ainda mais, pois eles são mais suscetíveis às complicações causadas pelo tratamento com laser, pede o autor do estudo, Qingfeng Li. O índice de êxito para o tratamento de queloides também deve ser examinado com mais atenção, ele disse.



Referências: Plastic and Reconstructive Surgery

Featured Posts
Recent Posts