O que é um biomédico esteta?

"Algumas pessoas desconhecem o que é o profissional biomédico e qual papel que ele representa na sociedade, para responder esta pergunta, contamos com o profissional biomédico esteta Dr. Tiago O. Fontanive, que parece ser jovem, mas, no entanto Dr. Fontanive nos conta que para concluir desde a sua graduação até hoje ele passou 10 anos estudando, contando a graduação, mestrado e especializações"

Como surgiu a profissão de biomédico?
Em 1950 durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para progresso da Ciência surgiu a ideia do prof. Dr. José Leal Prado, na época docente da Escola Paulista de Medicina de criar o curso de graduação em biomedicina com o objetivo de capacitar profissionais que dessem aula para os cursos de graduação em medicina e áreas afins, 16 anos após esta ideia, foi publicada o parecer Nº 571/66 e iniciou-se na antiga escola Paulista de Medicina (hoje UNIFESP) o primeiro curso de BIOMEDICINA, a partir deste momento o curso rapidamente se multiplicou para outras faculdades do pais, crescendo rapidamente devido a sua formação sólida, onde na grade curricular encontram-se disciplinas de anatomia, neuroanatomia, fisiologia, histologia, farmacologia, bioquímica clínica, patologia, imunologia, dentre outras disciplinas clínicas voltadas para o diagnóstico clínico-laboratorial e pesquisa clínica. Em setembro de 1979 a profissão de biomédico foi regulamenta em lei, nascendo aí o profissional biomédico. Atualmente existem inúmeros cursos de biomedicina em todo território brasileiro, e o profissional biomédico conta com 36 especialidades, todas na área da saúde, que incluem patologia clínica, anatomia patológica, citopatologia, acupuntura, reprodução humana, hematologia, biomedicina estética, dentre outras.

O que o profissional biomédico esteta está legalmente habilitado a realizar?
O profissional biomédico pode ser responsável técnico por clínicas ou consultórios, podem realizar procedimentos invasivos não cirúrgicos, que isso inclui a aplicação de toxina botulínica tipo A, mesoterapia/intradermoterapia, preenchimentos semi permanentes, peelings químicos, carboxiterapia, laser fracionado, luz intensa pulsada, dentre outras inúmeras técnicas invasivas não cirúrgicas utilizadas no tratamento do rejuvenescimento cutâneo e de alterações nas conformações corporais (celulite, estrias, flacidez, gordura localizada, etc.), radiofrequência, dentre outros recursos. Atualmente, a biomedicina é a única profissão da área da saúde que regulamenta a estética na biomedicina!
O profissional biomédico esteta, que atua na área da saúde estética, requer conhecimentos e estudo nesta área, com ênfase na anatomia e nas reações fisiológicas, imunológicas, endocrinológicas e bioquímicas responsáveis pelo inestetismo do envelhecimento cutâneo e das distorções/disfunções estéticas corporais. Todo esse conhecimento é requerido para que o profissional possa aplicar procedimentos invasivos não cirúrgicos para fins estéticos, dando atenção e orientação às características psicoemocionais, hábitos de vida e alimentares, estudo de equipamentos de laser e outras biotecnologias para fins estéticos, além do estudo farmacológico de substâncias e materiais destinados a prevenir, identificar e corrigir as alterações/conformações anatômicas e inestéticas decorrentes de condições orgânicas congênitas e/ou adquiridas, acidentes, iatrogênicas ou do próprio envelhecimento natural que afetam as relações biopsicossociais dos indivíduos.
O objetivo principal da biomedicina estética na área da saúde estética é ajudar o país a enfrentar os inúmeros desafios no sentido de reestruturar o seu modelo de serviço de saúde de forma a prestar assistência adequada à sociedade, prestando assistência e orientando a população com disfunção dermato-fisiológica, mostrando/identificando as formas de correção e da prevenção com um cuidado humanizado àqueles com problemas existentes, reabilitando o indivíduo para a sua reintegração social, familiar e ao trabalho.

Como o profissional biomédico se especializa para ser biomédico esteta?
Existem diferentes formas para se especializar em biomedicina estética, a principal delas é através da realização de um curso de pós-graduação lato sensu em biomedicina estética que geralmente é específico para biomédicos que dura cerca de 24 meses com práticas ambulatoriais e que esteja de acordo com as normas e diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). A biomedicina estética é considera como uma especialidade biomédica, para isso são realizadas anualmente provas de título de especialista, que tem como objetivo verificar se o profissional biomédico esteta possui conhecimentos suficientes na área para ser considerado especialista.
Outra forma para se habilitar em biomedicina estética é através da realização de uma residência biomédica em biomedicina estética, ou durante a graduação realizando um estágio supervisionado na área.

Posso realizar os tratamentos estéticos com segurança com o profissional biomédico esteta?
Nas últimas semanas a mídia (Fantástico, Jornal da Nacional, etc.) tem veiculado diversos problemas associado a técnicas realizadas por profissionais não qualificados e não especializados na área (muitas vezes médicos com formações em outras áreas que não tenham nenhuma relação com a estética), muitas vezes realizando procedimentos em regiões sem condições mínimas de higiene, assim como utilizando técnicas ainda não consagradas cientificamente, como alguns tipos de preenchimentos permanentes, que acabam ocasionando lesões irreversíveis.
O profissional biomédico esteta é um profissional altamente capacitado para realizar os procedimentos para fins estéticos inclusos no rol de atividade deste profissional com total segurança, pois apresenta como base durante a sua formação acadêmica e pós-graduação disciplinas que permitem a sua atuação na área da biomedicina estética, portanto, sempre que for realizar um procedimento estético questione a formação deste profissional e se está legalmente habilitado para realizar procedimentos para fins estéticos.

Dr. Tiago O. Fontanive é:
  • ·         Habilitado em biomedicina estética pelo CRBM;
  • ·         Habilitado em patologia clínica pelo CRBM;
  • ·         Especializado em biomedicina estética;
  • ·         Terapeuta Ortomolecular
  • ·         Mestrado em Medicina: Ciências Médicas pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre/UFRGS
  • ·         Pós-graduado em acupuntura e eletroacupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura;
  • ·         Faz parte da Comissão de Biomedicina Estética do Conselho Regional de Biomedicina de SP;
  • ·         Coordenador do programa de pós-graduação em Biomedicina Estética da CNEC/IESA;
  • ·         Coordenador pedagógico da BMD cursos biomédicos;
  • ·         Vice-presidente da Associação Brasileira de Biomedicina Estética/ABME;
  • ·         Membro da Sociedade Brasileira de Laser em medicina e cirurgia;
  • ·         Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar;
  • ·         Docente em cursos de pós-graduação em biomedicina estética, acupuntura e áreas da saúde pública a nível nacional;
  • ·  Docente em cursos de extensão universitária em procedimentos minimamente invasivos para rejuvenescimento facial;
  • ·  Palestrante em congressos nacionais e internacionais com os temas toxina botulínica tipo A, preenchimentos semi permanentes e técnicas de rejuvenescimento cutâneo;
  • ·      Possui cursos no Brasil e no exterior em técnicas inovadoras para rejuvenescimento facial e corporal com técnicas invasivas não cirúrgicas;
  • ·         Responsável técnico pela Fontanive Clínica Biomédica;
  • ·         Possui inúmeras publicações científicas em revistas internacionais indexadas;
  • ·      Ministra workshops para empresas de equipamentos e insumos farmacêuticos aplicados na área da biomedicina estética;


Comments